sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Argumentativo














Neste texto vou tentar defender a seguinte ideia: a fotografia e a imagem em geral são um meio de comunicação muito importante.

As razões que apoiam esta ideia são as seguintes:

a) A fotografia é uma das formas de imagem mais utilizadas nos dias de hoje, sendo por isso um meio de comunicação muito importante.
b) A fotografia pode exprimir pensamentos e sentimentos que seria difícil exprimir de outro modo, sendo alguns dos quais coisas profundas que se passam com os seres humanos e o mundo que os cerca.
c) A fotografia pode dar informações importantes e úteis para o nosso quotidiano, revelando situações de alegria, tristeza, justiça, injustiça, etc.

Quanto à imagem de uma forma mais geral é de notar a sua importância nos seguintes casos:

a) Televisões, computadores, câmaras de filmar, câmaras fotográficas, etc., são instrumentos tecnológicos em muito dependentes da comunicação por imagens. Embora o som, nomeadamente a música e a palavra, também aqui possa ter um lugar de destaque. Por exemplo, no caso da televisão isso é evidente. As emissões de televisão vivem muito da imagem, mas também de comunicação verbal (oral e mesmo escrita) e comunicação musical.
b) A publicidade, com uma forte componente visual, é hoje um dos meios de comunicação mais poderosos nas sociedades em que vivemos, pois a publicidade atrai as pessoas para a aquisição de produtos que as televisões, cartazes e outros meios anunciam.

Logo, se a fotografia e a imagem em geral não existissem como meios de comunicação haveria provavelmente uma taxa de desemprego ainda mais elevada e as sociedades seriam mais atrasadas, pelo menos nalguns aspectos.

Trabalho realizado por: Ricardo Guerreiro

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O desenvolvimento de novas atitudes no trabalho e no emprego; o empreendedorismo.

Apresentação

Este Tema-problema aborda questões fundamentais da socialização no trabalho: as novas tecnologias como determinantes das relações de trabalho; a mudança como categoria intrínseca do trabalho e do emprego; as novas necessidades frente ao desempenho profissional – formação inicial estruturante, formação ao longo da vida; as novas situações face às expectativas profissionais: flexibilidade, precariedade, auto-emprego, trabalho virtual. Relevantes são, ainda, nos nossos dias, as atitudes indutoras de criatividade e inovação relativamente ao trabalho: o empreendedorismo.

Duração de Referência: 12 horas
Objectivos de aprendizagem

Analisar os efeitos induzidos pelas novas tecnologias na natureza e conteúdo do trabalho.Compreender a relação entre a progressiva complexidade do trabalho e a progressiva complexidade da formação: formação ao longo da vida, formação para a sociedade da informação.Reconhecer as organizações de trabalho não apenas como produtoras de normas e regras, mas enquanto vectores de mediação necessários à acção colectiva dos seus membros.Analisar diferentes modelos de relações de trabalho: estruturas verticais, estruturas de equipa; trabalho cooperativo; trabalho virtual.Problematizar atitudes face ao trabalho: da inserção burocrática à atitude empreendedora.Conhecer e discutir os elementos fundamentais do Empreendedorismo: responsabilidade pessoal nos desempenhos, responsabilidade pessoal na inserção em equipa de trabalho; desenvolvimento de competências de iniciativa, aceitação do risco, decisão, responsabilidade, auto-motivação, optimismo, persistência, disciplina.Investigar algumas determinantes do funcionamento do mercado de trabalho sectorial/local, relativamente a parâmetros inovadores.

Situações de aprendizagem/avaliação

Análise do currículo do curso que está a realizar, em função dos parâmetros de adaptabilidade ao perfil profissional e à empregabilidade.Realização de um debate entre a turma e um empregador sobre formação inicial, formação contínua e primeiro emprego no sector respectivo: realidades existente e desejável.Visita de estudo a uma empresa de elevada tecnologia, tendo em vista a compreensão das relações de trabalho e cultura de empresa.Organização e realização de mesa redonda sobre Empreendedorismo, com a participação de Psicólogo do Trabalho, de jovem empresário e representante de instituição nacional de incentivo à criação de empresas.Debate, a partir do visionamento de um filme.A partir da elaboração de um guião, realização de entrevista a profissionais de diferentes ramos (agricultor, designer, gestor, professor, fotógrafo.) sobre criatividade, decisão e decisão participada.Recolha de informação online. Elaboração de texto–síntese sobre os conhecimentos adquiridos.

Recursos
Programa do curso que os alunos frequentam.Indústria, comércio, organização empresarial, locais. Competitividade e Recursos humanos;O Sistema de Emprego em Portugal.Recursos humanos qualificados.Filmes:“Recursos humanos”;“Uma andorinha faz a Primavera”.Recursos humanos

Obras
O Desenvolvimento das Organizações: diagnóstico e acção;locais.Sites sobre Empreendedorismo.

Bibliografia / Outros Recursos

Bibliografia Parrow, C. (1972), O Desenvolvimento das Organizações: diagnóstico e acção, S. Paulo, ed. Bluch.Rodrigues, Maria João (1988), O Sistema de Emprego em Portugal, Lisboa, D. Quixote.Rodrigues, Maria João (1991), Competitividade e Recursos Humanos, Lisboa, D. Quixote.Filmes:“Recursos humanos”, dir. Laurent Conté, França, 1999.“Uma andorinha faz a Primavera”, dir. Christian Carion, França, 2001Sites na Internet:
Guia do empreendedorismo: http://www.sobresites.com/empreendedorismo