sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pessoa e cultura

Cultura -> Natureza

Complexidade da noção de cultura
O que nos torna humanos não é apenas a pertença a uma espécie distinta em termos biológicos, mas os modos de aquisição de conhecimento de formação de ligações afectivas, de aprendizagem de comportamentos, em resumo, somos em grande parte resultado da enterração que estabelecemos com o meio histórico-cultural em que vivemos.
O que nos distingue da natureza é a cultura.
Mas que é isso de cultura?

Padrões de cultura e culturação

Muitos dos nossos comportamentos e atitudes são influenciados pelos chamados padrões culturais, isto é, por tudo aquilo que uma comunidade elege como modelos em termos de comportamento e pensamento, em termos de valores e maneiras de agir, em termos de conhecimento e saber fazer. Os padrões culturais, enquanto formas colectivas de comportamento, permitem não só a comparação como os comportamentos dos outros (facilitando ou dificultando a adaptação das pessoas à comunidade), mas também a previsão desses comportamentos.
Cada cultura tem os seus padrões gerais ou globais que são tão menos estáticos, quanto mais:
1. Se aceite e incentive o dinamismo criador de cada um dos membros;
2. Haja espaço para o desenvolvimento de sub culturas (com formas de estar muito diferentes quanto aos modos de vestir, quanto às formas de linguagem, às ideias que defendem, etc) e até de contra culturas (em rotura com os padrões culturais globalmente aceites – movimentos punk, hippie, etc.
3. Se entre em contacto com outras culturas.
Numa sociedade global como a nossa é raro haver culturas fechadas, havendo cada vez mais contacto com pessoas de diferentes culturas.
Cultura : Sistema complexo de códigos e padrões partilhados por uma sociedade ou um grupo social e que se manifesta nas normas, crenças, valores, artísticas, cientificas, religiosas, criações e instituições que fazem parte da vida individual e colectiva dessa sociedade ou grupo.

Nenhum comentário: